APRE

A coerência é o ultimo refúgio dos que têm falta de imaginação. Daí este ser um blog irreverente, implacavelmente iconoclásta, (onde inexplicavelmente só há adjectivos começados por i), mas cuja impunidade fica à curta distância de uma pedrada no charco da indignação...

Saturday, January 03, 2004

TOP 10 do Ano 2003

1º - M. Schumacher: bateu o imbati­vel penta de Fangio, tornando-se o hexa campeao mundial de F1. Mesmo com as mudanças de regras, para aumentar a competitividade, acabou por vencer por 2 pontos correspondentes a 2 oitavos lugares, quando pelas regras antigas teria ganho por 16.
2º - FC Porto venceu a taça UEFA: 16 anos depois de ter sido campeao europeu e mundial, no ano em que ganhou tudo, excepto SuperTaça Europeia, onde perdeu para o Campeao Europeu Milao, numa das 5 derrotas do ano.
3º - Inglaterra Campea do Mundo de Rugby: numa final contra o Anfitriao e Bi-campeao mundial Australia, com um pontape de ressalto a 10 segundos do fim do prolongamento por Jonny Wilkingson (condecorado Sir pela Sua Rainha). Foi o primeiro titulo mundial europeu, juntando-se a Africa do Sul, Nova Zelandia e Australia.
4º - Lance Amstrong: vence a 5ª Volta a França igualando os maiores recordistas, Mercx, Hinault, Indurain.
5º - Transferencia de Beckham para o Real Madrid: originando o cognome Galacticos para designar a melhor equipa do mundo com um quinteto ofensivo so com paralelo na historia do futebol, em termos de cognome, com os 5 Violinos, juntando-se a Figo, Zidane, Raul e Ronaldo. daqui a 50 anos ainda ouviremos falar desta equipa.
6º - Cunha Leal nomeado presidente do Conselho de Disciplina: surgiram no panorama desportivo os famosos Processos Sumari­ssimos (castigos pelas imagens da TV), ressurgindo o conceito pre-25 de Abril - tentar ganhar na secretaria. Exemplos: castigo a Jardel para nao jogar o derby na Luz, sendo despenalizado no fim do campeonato; nesta epoca ate a 15ª jornada houve 8 processos sumarissimos, 5 ao FCP, 1 ao SCP, 1 ao Alverca, todos com castigos, excepto o 8º a Tiago para permitir jogar o derby contra o Sporting. Estranho o facto do ex-dirigente Encarnado ter oculos e gostar de ver ao pormenor homens a correr em calçoes nao ter sido ainda acusado no processo Casa Pia.
7º - Nomeaçoes de Arbitros: Outra das grandes conquistas do Clube da Luz para o Ano do Decadarium, em que conseguiu contra 5 clubes adeptos do SORTEIO, Sporting, Belenenses, Mari­timo, Guimaraes e FC Porto.
Pedro Proença, o árbitro nomeado pela Comissão de Arbitragem da Liga de clubes para o "derby" entre lampiões e leões, é sócio antigo do Benfica participando nas assembleias gerais do clube encarnado e já tinha dirigido o jogo de inauguração do novo Estádio da Luz. Agora, não cabe em si de contente por mais este prémio que os vermelhos da Liga lhe decidiram oferecer. Segundo consta até já terá comprado lugar cativo.
8º - Os Estadios do Euro: Sao todos bonitos, mas a minha preocupaçao com eventuais actos de terrorismo acontece com uma 'noticia' da prisao de membros da claque No Name Boys. Noti­cia seria ver confirmada a sua pena por posse de armas, explosivos, haxixe, petardos e very-lights. Faz-me lembrar a fuga de Hugo Silvino, o assassino da final da Taça de Portugal, que com um nome daqueles deve ser afilhado do Bibi, e que ameaça regressar no Euro 2004.
9º - As retiradas de Pete Sampras e Michael Jordan: os 2 maiores desportistas de sempre nas respectivas modalidades. Sampras, recordista de Grand-Slams, o 1º aos 19 anos e o 14º aos 32 um ano antes da retirada. Jordan, 6 vezes campeao americano e recordista de uma serie de items, pelos Chicago Bulls que nao voltaram a ser campeoes.
10º - A contrataçao de Fyssas pelo Clube da Luz: A avaliar pelo destaque dos Media devia ter sido o 1º acontecimento desportivo do ano e nao o 10º. Mas, e justo o destaque, pelo simples facto de nesta ediçao da Liga dos Campeoes figurar na lista dos melhores marcadores de ... auto-golos.