SÍNDROMA MAMEDE
A última época do Sporting e a eliminação aos pés do Halmstad, só tem explicação pela síndroma Fernando Mamede, que é a capacidade de transformar talento em lamento.
Mamede, em tempos campeão do mundo de atletismo, é hoje chorão de TV profissional, foi vê-lo chorar na homenagem ao Prof. Moniz Pereira, foi vê-lo chorar na final da taça Uefa e foi vê-lo chorar quando nos fez estar acordados até de madrugada, para desistir a meio da prova nos Jogos Olimpicos de 1984.
José Peseiro é um autêntico Fernando Mamede dotado de todas as capacidades de trabalho e talento, para tornar campeã, uma equipa como em muitos anos o Sporting não teve desde os idos tempos de Balakov, Oceano, Peixe, Figo etc..., mas tal como Mamede mesmo com Carlos Lopes ao lado, José Peseiro nas horas em que precisava do espirito de campeão, o que apareceu foi o espirito chorão, azar, o vento, a bola era mais redonda para o adversário, o Luisão, o Zvirgkdaukas, o Roni, as luvas que atrapalharam Ricardo, o Sistema, os defesas que deixaram os adversários rematar a mais de 40 metros da baliza, o Nelson aprendeu a sair-se dos postes com o Ricardo etc...etc... um rol de choradilhos e de banalidades que para quem gosta de futebol infelizmente já é habitual ouvir.
Mas Peseiro não está sozinho neste luta pela mediocridade, tem em Dias da Cunha e admistradores da SAD autênticos Sancho Pança que estão sempre do seu lado, dando-lhe apoio e aquele abraço amigo de quem diz não fazes nada de jeito, mas nós também não percebemos nada de futebol, por isso vais ficando por cá.
Qualquer SAD em autogestão faria melhor. Até eu, se lá estivesse, rentabilizaria a lição Sueca do Halmstad, quer contratando a Helen Svendin para directora desportiva, para estímular os jogadores a se exibirem ao melhor nivel, quer mudando para patrocinadores que magnetizem o sucesso, com uma IKEA, uma SAAB, quer criando uma nova Marcha Leonina, com a M.J.Valério cantando uma versão inspirada nos ABBA e na musica 'And the winner takes it all'.
O Sporting é o clube do mundo que mais merece o epiteto 'A 90 minutos da fama'. É que ter no mesmo plantel dois dos maiores losers do futebol, Peseiro e Ricardo, foi um golpe da SAD tão baixo, mas tão baixo, que até fez Mamede chorar de inveja!
Irra
<< Home