APRE

A coerência é o ultimo refúgio dos que têm falta de imaginação. Daí este ser um blog irreverente, implacavelmente iconoclásta, (onde inexplicavelmente só há adjectivos começados por i), mas cuja impunidade fica à curta distância de uma pedrada no charco da indignação...

Wednesday, June 07, 2006

AS VIRTUDES DE SCOLARI

Há pessoas que geram simpatia naturalmente, que transmitem sinais de confiança, pureza, gentileza, respeito, lealdade e de honestidade. Mas não estamos aqui para falar de Pinto da Costa, Veiga, Vieira, Bruno Paixão ou Carolina Salgado.
Há outras pessoas que geram uma aversão latente, basta notar na transparência da sua expressão corporal, que transmite o seu interior, Scolarié o exemplo que vos trago. No entanto como vos vou provar, ele é um poço de virtudes.
Criticar as suas escolhas pouco consensuais é descurar a sua disciplina e determinação.
Condená-lo por se sentir realizado com os focos de tensão que cria com as suas teimosias, é não lhe dar valor pelo destemor e coragem.
Apontar-lhe o dedo por nunca ter visto um jogo do FC Porto ao vivo, e não ter noção do valor dos respectivos jogadores é não reconhecer-lhe a capacidade de decisão que lhe advém do recolhimento no seu mundo interno, ou seja a introversão.
Rogar-lhe pragas por preferir o Uni-titulado Ricardo, ao Vitor-29-titulos-Baia, e por isso nos ter custado um titulo europeu no Euro 2004 com um frango na final, é não lhe dar mérito pelas virtudes da benevolência, despreocupação, docura, amor, paciência, tolerância e misericórdia para com um homem com voz de vitima da Casa Pia.
Eu não corroboro com as criticas torpes dos opositores de Scolari, pelo aqui argumentado, mas ocorre-me perguntar só isto: -Havia necessidade daquele iletrado-de-favela ter aquela cara de parvo?