APRE

A coerência é o ultimo refúgio dos que têm falta de imaginação. Daí este ser um blog irreverente, implacavelmente iconoclásta, (onde inexplicavelmente só há adjectivos começados por i), mas cuja impunidade fica à curta distância de uma pedrada no charco da indignação...

Monday, September 25, 2006

GOSTAR DE NÃO GOSTAR DO BENFICA

Lendo os comentários do Apre, detive-me na prosa encarnada que por aqui – felizmente - abunda. Deparei com a frequente acusação de benfiquismo negativo – que é como quem diz, somos uns invejosos e do contra, uma espécie de parasitas incapazes de sobreviver sem o Glorioso. Apesar da crise de urticária que me atacou (encarnada, eu? mesmo que pela negativa arrrgghhh), esforcei-me por ser imparcial e resolvi perceber a motivação destas acusações. A base que encontrei foi o seguinte dogma encarnado:

O Benfica é o maior clube nacional quer em termos de palmarés, quer em número de adeptos.

Daqui decorre, para a alma benfiquista, que:

  1. Campeonato Nacional cujo campeão não é o SLB não é verdadeiro campeonato, pode lá ser, é mas é batota e falta de respeito!
  2. Clubes que não se verguem ao glorioso, são más reses e não obedecem o velho aforismo “respeitinho é muito bonito”, pecam pois, por falta de respeito.
  3. A inveja é uma coisa feia e os desaires do Glorioso devem-se unicamente a 4 milhões de “olhos gordos” sem princípios (e fins duvidosos) que permanentemente azaram as águias, em suma, uma falta de respeito!
  4. Quando se fala de futebol tem de falar-se do Benfica – há aqui uma espécie de silogismo benfiquista, eu explico; o Benfica joga futebol; o futebol é um jogo; logo o futebol é o Benfica, senão... é falta de respeito.

Daqui se conclui, por exemplo, que o caso Mateus é uma falta de respeito porque não fala do Glorioso. Porto e Sporting jogam a bola e não futebol, pois não apenas não são benfiquistas, como ainda por cima, não têm respeitinho nenhum e são batoteiros (o Boavista também, e o Braga vai de mal a pior). Mas há mais, há clubecos do país rural (mesmo não sendo os sobranceiró-rurais - alcunha dos adeptos do grande FCP pelas bandas da capital) que dolosamente aborrecem os jogadores do Glorioso, ainda por cima inflingindo-lhes resultados que em nada abonam ao espectáculo do futebol (espectáculo do futebol= vitórias do Benfica). Existe pois uma resistência esquizofrénica da minoria em render-se ao Glorioso, isto só se explica por irracional inveja, mania das grandezas e… grande falta de respeito!