APRE

A coerência é o ultimo refúgio dos que têm falta de imaginação. Daí este ser um blog irreverente, implacavelmente iconoclásta, (onde inexplicavelmente só há adjectivos começados por i), mas cuja impunidade fica à curta distância de uma pedrada no charco da indignação...

Saturday, September 23, 2006

UM CASO DE REINSERÇÃO DESPORTIVA

Os casos de sucesso devem ser analisados, por isso trago a este fórum o caso Petit. Trata-se de um jogador interessante, tem bons pés, boa visão de jogo e é aguerrido mas, a excessiva agressividade traduz-se num rosário de castigos disciplinares. Isto até ser contratado pelo Benfica. Pensou-se que o clube só poderia contar com o jogador meias épocas, mas o facto é que parece ter nascido um novo Petit, como atesta um (1) único cartão vermelho em quatro (4) anos de Slb. O seu comportamento disciplinar exemplar, leva a concluir que estamos perante um caso de sucesso no que podemos chamar de reinserção desportiva.

Pode-se especular acerca das causas do fenómeno: será que o tipo de trabalho desenvolvido no Slb canaliza a energia do Petit para acções mais positivas? Será que o José Veiga contratou alguém que hipnotiza o jogador antes dos jogos? Será por isso que o José Veiga rega o meio campo adversário a meio dos jogos? Na verdade, com estes resultados, a Liga devia pensar em enviar uma série de jogadores para estágios no Slb. O financiamento poderia fazer-se canalizando as verbas poupadas pelos departamentos médicos dos clubes – embora estes contra-argumentem que o efeito nos seus jogadores se mantém e os adversários ao cruzar-se com o médio caem frequentemente, passando longos períodos em recuperação, e que tal financiamento devia ser feito com verbas da APAF. O fenómeno paralelo invocado não invalida o caso de sucesso Slb/Petit, até porque, até hoje, ninguém provou o nexo de causalidade entre jogar contra o Petit e sofrer uma lesão, assim, qualquer insinuação neste sentido baseia-se na má-fé, quando não mesmo dolo, de quem maldosamente a profere. E não é porque num jogo no Bessa o rapaz se mostra agressivo com o árbitro que se deve ignorar este caso de sucesso, aliás, toda a gente sabe que no Bessa utilizam um fertilizante para relva que dá maus resultados – veja-se o João Pinto, por exemplo.

URRA