APRE

A coerência é o ultimo refúgio dos que têm falta de imaginação. Daí este ser um blog irreverente, implacavelmente iconoclásta, (onde inexplicavelmente só há adjectivos começados por i), mas cuja impunidade fica à curta distância de uma pedrada no charco da indignação...

Thursday, January 25, 2007

BELENENSES LANÇA OPA SOBRE BENFICA

Tinha esperança que o plantel encarnado tivesse ido todo jantar com o Luisão antes do jogo. Mas não se perdeu tudo, não jantou a equipa, mas jantou a direcção da SAD encarnada tendo daí resultado uma OPA hostil do Belenenses sobre o Benfica. LFV esteve relutante até à 8ª garrafa de Esporão tinto, mas concordou quando sobe que o acordo seria selado com uma derrota azul no Restelo, com Rolando e Costinha em evidência a fazerem um brinde já com o jogo a decorrer, ou seja, uma verdadeira operação de charme.
As faraónicas OPA's que têm animado o mercado accionista, e o facto das acções do Benfica SAD não estarem cotadas no mercado, e o dito jantar, criaram uma oportunidade aproveitada pela Belenenses SAD, para adquirir 50% do seu capital e avançar para uma hérculea OPA hostil sobre o Benfica.
A estratégia não passa por ir pedir esmola para o metro, mas por engenharias financeiras modernas e criativas. Para tal foram escolhidos para elaborar o projecto Fernando Gomes e Santana Lopes, cuja experiência camarária, prevê os habituais empréstimos a fundo perdido da CML e da EPUL Jovem, empréstimos do Estado com dação em pagamento de acções da Sad azul e a doação de 43 bombas de gasolina. Mas também novidades como donativos das Associações Luis Braile, Abraço, Vida, ADAR (Doentes Alcoólicos Recuperados), APAV (Apoio à vitima de violência doméstica), Ninho e Cercis. Isto prova que se trata de uma causa nacional e de utilidade pública que cria sinergias em todos os sectores de actividade com simpatias clubisticas pelo clube opável.
No entanto há activos que vão influênciar o custo da OPA, nomeadamente os gramas de alcoól no sangue do Luisão, as quedas do Nuno Gomes, os pitôns do Petit, as veias do Nuno Assis e os ordenados dos capangas, da cabeleireira do Veiga e da terapeuta da fala do Vieira.
Mas em compensação há valores inestimáveis com baixos valores contabilisticos, como os 'depósitos no banco de favores' da APAF bem como aquela instituição sagrada sem preço, o 'penalti à benfica'.
O objectivo é jogar no Restelo e através da venda do Estádio da Luz para construir prédios de 50 pisos, criar um clube com ambições a ganhar tudo, mas simultaneamente um clube moralmente solvente.
Houve consenso dentro do espírito do novo clube, para encontrar o símbolo conjunto, que passará a ser uma Águia Crucificada.