APRE

A coerência é o ultimo refúgio dos que têm falta de imaginação. Daí este ser um blog irreverente, implacavelmente iconoclásta, (onde inexplicavelmente só há adjectivos começados por i), mas cuja impunidade fica à curta distância de uma pedrada no charco da indignação...

Monday, March 29, 2004

5 MAIORES ROUBOS de IGREJA de SEMPRE

Este TOP só poderia ser escrito por um adepto de clube pequeno como o Belenenses, para haver distânciamento e a imparcialidade. São apenas factos, os juizos de valor ficam para os comentários:
5º-Sporting-Belenenses 1981/82, primeira jornada:
O Belenenses chega ao intervalo a vencer 0-2, na segunda parte, 2 penáltis e 4 expulsões todas contra o Belenenses, dão o mote para o que se passou, um veio a ser Campeão, o outro desceu de divisão pela primeira vez, apesar do 2-2 final. Mario Luis de Santarém, o arbitro, ficou conhecido pelo Chines, por ter mais tarde acompanhado uma digressão do Sporting. Isto é só o 5º.
4º-Belenenses-Benfica, 1997, 2ªvolta: A 10 minutos do fim o Belenenses vencia por 1-0, depois veio um golo fora de jogo, e uma bola que não entrou, mas que o fiscal na linha de grande àrea validou, virando o resultado. Vitor Pereira ao ver as imagens e o resultado completamente falseado, pediu inédita e nobremente, um mês de auto-suspensão da arbitragem.
3º-Benfica Belenenses, 1972, 2ª volta:
Se o Belenenses ganhasse passava para 1º com vantagem no confronto directo. Aos 42 minutos com o Belenenses a vencer por 0-1 e um jogador encarnado expulso, isola-se um jogador para o 0-2, mas é rasteirado por trás na àrea. Penálty e expulsão do 2º jogador encarnado. Há invasão de campo, o jogo não é retomado, a federação decide anular o jogo e repetir de novo.
O Belenenses foi vice-Campeão. Os invasores ganharam aquele que é até hoje o único campeonato ganho sem derrotas, ...pois.
2º-Belenenses-Sporting, 1955, ultima jornada:
Se o Belenenses ganhasse seria Campeão pela 2ª vez. Com o resultado em 2-1 há um golo mal invalidado que daria o 3-1. Já antes tinha havido um penálty não assinalado a favor do Belenenses. O sporting marcou o 2-2 a 4 minutos do fim dando o titulo ao clube da Luz que veio a descobrir-se havia pago ao árbitro.
1º- 1959, Benfica-CUF, ultima jornada:
Para ser Campeão precisava de ganhar por mais 4 golos que o FC Porto que jogava à mesma hora fora com o Torrense. O FCP venceu por 3-0, sendo o ultimo golo a 20 segundos do fim, quando já estava 7-1 na Luz.
O arbitro que marcou 3 penaltis, expulsou 3 jogadores da CUF e prolongou para lá dos 10 minutos a segunda parte, mas não chegou!
Inocêncio Calabote, árbitro da Comissão de Évora, foi escolhido para apitar esse jogo, foi a 1ª Irradiação na Arbitragem.

Friday, March 12, 2004

SORTE versus EXPERIÊNCIA EUROPEIA

EXPERIÊNCIA EUROPEIA: é ter 59% de posse de bola em Old Trafford, rematar 10 vezes (3 ocasiões claras de golo) e permitir só 4 !?! remates ao Manchester, depois de ter tido o AZAR de calhar com o clube mais rico do mundo, e ter feito na 1ª mão mais de 20 remates!
E mesmo que tivesse perdido, só as expressões de medo, pavor e respeito dos adeptos ingleses nos instantes antes do livre que deu o golo do empate, teria valido a pena para termos a certeza do estatuto de grande clube Europeu que é o FC Porto (3ª melhor equipa europeia de 2003 pela FIFA).
SORTE:: é ter calhado com uma equipa nórdica em férias há 3 meses, ter defenfido de todas as maneiras e feitios, tendo o Moreira sido o melhor do mundo com o Rosenborg, e ter passado quase por milagre!
Sorte seria ontem terem ganho a uma equipa mediana, (8 indisponíveis, 1 vitória em 2 meses, 1-7 nas duas ultimas derrotas do Inter no Campeonato, que passou o Sochaux com 2 empates), concretizando a única oportunidade de golo que conseguiram! Sorte era eu ter podido dormir durante o jogo, mas não consegui por causa da azia que os SMS de rodapé pseudo-poéticos-que-não-passavam-de-paroladas me causaram!
Sorte têm os adeptos do Porto que nos tempos que correm, isto é, os ultimos 25 anos têm alegrias todos os anos, nem que seja com Supertaças ou Taças de Portugal.
SORTE: Foi eu ter ganho 25€ ao apostar na passagem do FCP aos 1/4 final da L.Campeões.
EXPERIÊNCIA: é eu saber que a Experiência Europeia nem sempre é utilizada para consumo interno, e poder haver surpresas, e ter 40€ à minha espera por ter apostado nas eliminações da Taça de Portugal do Belenenses e do FC Porto.
Mas há coisas que não dependem da sorte nem da esperiência europeia, para uma equipa ser mais eficaz e especialmente mais rápida: -Era o Simão esticar e alisar novamente o cabelo!